quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fábula da convivência


Durante uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre estava coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições de clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, ajuntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começam a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor vital, questão de vida ou morte.
E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se por não suportar mais tempo os espinhos de seus semelhantes.
Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução.Afastados, separados, logo começaram a morrer.
Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima , mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar nenhum dano recíproco.
Assim suportaram-se resistindo à era glacial. Sobreviveram.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
“Todos nós somos anjos de uma asa só e, para voarmos precisamos estar abraçados uns aos outros”.


Antônio Carlos Caio Viegas

3 comentários:

  1. lindo demais guria
    as vezes é dificil chegar onde qeremos
    mas abraçados de mãos dadas
    as coisas se tornam mais facil

    bjim guria

    ResponderExcluir
  2. Que lindo post querida !
    Com toda a certeza, sozinhos não chegaremos muito longe, talvez até sim, mas juntos, abraçados, sintonizados na cooperação e amizade, conseguiremos muito mais do que só realizar um objetivo, seremos felizes !
    Um grande beijo !

    ResponderExcluir
  3. Olá Lauriete!

    A vida tem em sua essência o poder de nos ensinar a cada momento, em cada circunstância sempre da melhor forma que consiga nos fazer enxergar nossas diferenças e aprendemos andar juntos sem reter, sem segurar, mas participando, demonstrando nosso afeto, compartilhando da melhor forma, com o tempo deixamos passar por nós os sentimentos e aprimoramos nossa estadia aqui neste planeta! Refletir sempre é a melhor forma de desenvolver melhor nossas condições de pensar e aprimorar nossas convivências!
    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma"-*Vera Luz*-

    ResponderExcluir